Efeitos caindo

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Atividade 1.5 - Mapa Conceitual



Atividade 1.5

Mapa conceitual


Atividade 1.4
Tecnologias existentes na escola e modo como são utilizadas.


Na escola onde atuo como professora entrevistei e observei a atuação das minhas companheiras de trabalho frente as tecnologias.O que vejo diariamente é que o uso da tecnologia se divide em várias situações,desde a simples consulta a internet ou ao uso de equipamentos de multimídias na sala de aula.
Sendo assim o que observo é que na maioria dos casos eles usam os equipamentos de acordo com suas conviniências, ou seja usam somente quando interessam.No caso da consulta a internet eles vão a blogs,sites e procuram somente atividades que possam lhe auxiliar na sala, no caso de usar aparelhos de multimídias eles usam apenas para passar filmes que servem apenas como descanso ou interterimento.
A busca pelo uso consciente da tecnologia que venha de acordo com as necessidades dos conteúdos trabalhados pelos alunos são quase escassos,ou seja a maioria não querem colocar situações onde o aluno seja um sujeito ativo do seu conhecimento,nisso os alunos muitas vezes se sentem oprimidos pelos meios tecnológicos pois nada importa o que eles realmente sentem ou querem em determinadas aulas.Já vi muitas situações onde os alunos vão para estes encontros contrariados e deprimidos pois o que fazem é somente ver inumeras e inumeras atividades sem razão ou importância nenhuma.
Os meios tecnologicos estão sempre a disposição dos professores,todos têm acesso ao computador nos seus horários de módulos,porém os sites mais procurados não são aqueles que vão de encontro com os alunos,porque de acordo com as respostas que obtive eles procuram mais atividades prontas digitadas e imprimidas onde eles reproduzem apenas o que já vêm passado por outras pessoas.
Os alunos não são incentivados a pesquisar em computadores não sei se é porque lá não possui ainda laboratório de informática .Com os computadores da escola os alunos que possuem acesso são somente os da sala recurso pois existe um para eles.
Muitos professores estão esperançosos com a sala de informática que virá pra escola, confesso que eu também, porém vejo depois desta entrevista que se a prática de alguns professores não forem mudados a situação continuará a mesma.Os alunos continuarão com a mesma aversão aos recursos tecnológicos de antes.
O que necessita é mudar a prática pedagógica, a escola deve reestruturar seus objetivos frente as tecnologias para que forme um aluno reflexivo frente ao uso das tecnologias e não mais um alienado nas mãos das novas tecnologias

-->
Atividade 1.3

Educação e tecnologia


Foi-se o tempo em que professores e alunos costumavam ser dependentes apenas de quadros-negros e apagadores para suas aulas. Agora, é a tecnologia, que se tornou uma ferramenta crucial para o processo de ensino-aprendizagem.

A Internet é uma fonte fácil de informações e conhecimento, que pode ser útil para os alunos de diferentes formas. Através dela, os cérebros jovens podem ser estimulados a aprender por investigação.

Como existe uma vasta conectividade para tudo hoje em dia, tornou-se fácil para as crianças e jovens terem uma visão global sobre as coisas. Temas geralmente discutidos pelos professores em um período de 40 a 45 minutos tornaram-se investigações de apenas um clique.

A internet auxilia os alunos a verem os temas de estudo de um ângulo mais amplo e aprofundado. Com as ferramentas de busca, traz-se para dentro da sala de aula o conhecimento sob várias formas. O ambiente virtual também ajuda os alunos a se conectarem uns com os outros através de chats e mensagens instantâneas.

-->
Atividade 1.2
Quem sou como professor e aprendiz ?



Eu como professora nunca deixei de ser aprendiz, pois estou constantemente buscando aperfeiçoar-me para melhor atender as demandas do dia-a-dia.
Sou comprometida com uma prática pedagógica eficaz que deve recorrer todos subsídios necessários como: trocar informações, aperfeiçoar-se constantemente, ajustar as novas demandas, estar aberta para novas práticas e recursos. Isso tem feito com que eu acompanhe o tempo atual e favoreça dentro do possível uma educação de qualidade.
Que sem duvida todos ganham quando estamos comprometidos com a qualidade do ensino.
Eu sou uma aprendiz quando tento aguçar nos meus alunos as curiosidades, entusiasmo,pois alunos curiosos e motivados, facilitam o processo de aprendizagem e estimulam as melhores qualidades do professor, tornando-se parceiros na caminhada pedagógica professor/educador.
O
interesse e a curiosidade dos alunos pela tecnologia, favorecem o sucesso das atividades informatizadas.
O
papel do professor é de facilitador e gestor de processos de aprendizagem, não se restringindo a mera instrução. Professor e aluno partilham conhecimentos, através de discussões e informações obtidas.
Pretendo
crescer, desenvolver e me tornar uma professora informatizada, procurando ser criativa, articuladora e principalmente parceira de meus alunos no processo ensino/aprendizagem.
Ser
professora e aprendiz hoje, não é fácil, pois esbarramos em uma série de dificuldades e desafios, e desafios estão para serem superados, não posso cruzar os braços, vendo as coisas acontecerem, preciso também fazer acontecer.

-->
Atividade 1.1

Tecnologia na educação

Nas atividades rotineiras de todos cidadãos , estão presentes as TIC; nas transações bancárias, nas inscrições para concursos, programas de apoio do governo e até lazer. Quem não tem acesso às tecnologias não exerce plenamente seu direito à cidadania.

A escola é um espaço direcionado à educação e formação e por isso deve buscar meios de cooperar para que todos tenham acesso às tecnologias.

Além de contribuir para a cidadania, a presença da informática pode contribuir para um aprendizado mais eficaz, que os jovens são muitos interessados em todas as mídias atuais.

Computador consiste hoje num recurso educacional imprescindível à vida dos indivíduos e isso é consenso entre os educadores. Nos dias de hoje, prescindir de um recurso tão poderoso como computador pode comprometer a qualidade de um processo de ensino-aprendizagem, especialmente quando se sabe quão necessário tem se tornado o computador na vida dos alunos.

É preciso promover compreensão crítica sobre tecnologia em dois níveis: o conhecimento técnico e as funções globais internas em que o usuário passa a ser crítico, criativo e cuidante.

Sendo assim, as novas tecnologias implantadas nas escolas irão proporcionar ferramentas, criando oportunidade de estruturar e implantar novos cenários pedagógicos.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Olá!!!
Seja bem-vindo (a)!!
Voltamos essa semana a todo vapor no Curso de Tecnologias na  Educação: ensinando e aprendendo com as Tics ( 100 hrs). Estarei postando todas as atividades desenvolvidas durante o curso.
Agradeço sua visita!
Tenha uma boa navegação...
e  volte sempre!!